A Fundação Lar de São Francisco é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada pela Ordem Franciscana Secular (ou Ordem Terceira Franciscana) em colaboração com os padres franciscanos do Convento de Varatojo.

Fotografia do edíficio cedido

Foi inaugurada em 4 de abril de 1976, destinada a idosos e doentes de Varatojo e zona Oeste, sobretudo os mais sós e mais carenciados.

Durante os primeiros oito anos manteve-se só com donativos particulares dos Irmãos da Ordem, de grandes amigos, de quotas da Liga dos Amigos do Lar e mensalidades de clientes.

Em julho de 1984 foram aprovados os primeiros estatutos e foi ereta canonicamente pelo Patriarcado de Lisboa como I.P.S.S. ligada à Igreja e foi registada no Centro Regional de Segurança Social de Lisboa.

Na área de Infância, foi em 1981 que se conseguiu erguer mais uma obra: o Centro Infantil da Sagrada Família.

Assim sendo, constituímos uma organização estando ao serviço da comunidade na área, dos Idosos, da Infância e em diversos apoios comunitários. No que concerne à Terceira Idade, o nosso apoio abrange as seguintes respostas sociais: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas; Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Relativamente à Infância, apoiamos nas respostas sociais: Creche e Pré-Escolar. A nossa área geográfica de intervenção desenvolve-se no concelho de Torres Vedras e concelhos limítrofes.